10 fatos sobre as Proteas para você se tornar íntimo dessas lindezas
Vamos falar dessa flor maravilhosa de origem Sul Africana, mas que hoje já existe em todas as partes do mundo.
O gênero das Proteas se destacam por serem grandes, lindas e resistentes, por isso, vamos listas aqui 10 curiosidades para você conhecer melhor essa flor.
1 - Fósseis de 300 milhões de anos provam que a Protea é uma das plantas mais antigas do mundo
2 - Proteas ocorrem naturalmente no hemisfério sul
Por isso, acredita-se que o gênero protea tenha se originado no supercontinente Gonduana. Quando o continente finalmente se dividiu, as proteas se espalharam por diferentes continentes e países, incluindo Austrália , Nova Zelândia e América do Sul.
3 - O nome “protea” foi inspirado na mitologia grega As Proteas têm o nome de Proteus, filho de Poseidon, que entre suas qualidades estava a metamorfose, destacando a variedade de plantas encontradas na grande família das proteaceae .
4 - A protea foi nomeada e classificada em 1700
O pai da taxonomia e botânico, o sueco Carl Linnaeus, deu à protea ( proteaceae ) seu nome em 1735.
5 - Protea fez o seu caminho para a Europa
A primeira referência a uma protea foi encontrada em um livro publicado na Antuérpia em 1605, mas os botânicos só introduziram oficialmente as plantas na Europa no século 18.
6 - A família protea é grande e diversa
Com mais de 1500 espécies, as proteas vêm em diferentes formas e tamanhos, de arbustos a árvores altas. As proteas também são conhecidas como arbustos de açúcar, devido à quantidade excessiva de néctar que as flores produzem.
7 - A Austrália tem a maior diversidade de espécies de protea
Embora a África do Sul seja associada a proteas mais do que qualquer outro país, a Austrália tem a maior coleção de espécies do planeta - mais de 850. A África do Sul vem em segundo lugar, com mais de 330 espécies.
8 - A Protea king (protea cynaroides) assumiu o título de flor nacional da África do Sul em 1976
A protea do rei, assim chamada devido à sua semelhança com uma coroa, é a maior de todas as proteas. A flor aparece nas certidões de nascimento e passaportes sul-africanos, bem como na moeda sul-africana de 5 Rand, e o Proteas, time de Críquete da África do Sul, também recebeu o nome do gênero.
9 - Proteas podem sobreviver a incêndios florestais
Botões adormecidos sobrevivem aos incêndios florestais que tantas vezes limpam a terra seca do Cabo, apenas para emergir quando o fogo se vai. As plantas são, como tal, resistentes e podem suportar as mais duras condições meteorológicas.
10 - Todas as proteas têm um sistema de raiz proteóide
Uma coisa que une todas as proteas de formatos e tamanhos diferentes é o sistema radicular. O sistema de raiz proteóide permite que sobrevivam em solo que não é rico em nutrientes.
Prontinho!
Agora você já conhece bem essa raridade que começou a ser produzida com mais força de uns anos para cá no Brasil e pode ser encontrada com mais facilidade em várias floriculturas.